sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Patrulha Escolar leva TOSCO para escolas do interior de MS


Durante toda essa semana, cerca de 50 policiais militares e convidados estiveram na Faculdade Estácio de Sá participando do Curso de Capacitação de Patrulheiro Escolar Comunitário. O evento, que teve seu encerramento hoje (30), apresentou o livro TOSCO, de autoria do psicólogo Gilberto Matjje, como mais uma ferramenta de educação e combate ao bullyng e violência nas instituições de ensino e toda comunidade escolar.

Com uma linguagem especificamente voltada para os adolescentes, através da leitura do TOSCO, jovens se identificam com as histórias vividas pelo protagonista da obra e conseguem observar seus próprios atos. O livro torna-se, portanto, um instrumento de reflexão que pode mobilizar a comunidade no combate a violência. O resultado é uma crescente dos adolescentes no interesse à leitura e, consequentemente, uma queda dos índices de agressividade nas escolas onde o material é adotado.

Já o Projeto Patrulha Escolar é uma iniciativa da Polícia Militar e acontece em Mato Grosso do Sul há vários anos. No entanto, desde julho deste ano utiliza o TOSCO nas escolas de Campo Grande como uma ferramenta para o trabalho de capacitação e aproximação dos policiais com os adolescentes.

O livro é apresentado nas escolas criando uma identificação com os jovens, facilitando o trabalho de aproximação dos policiais com esses adolescentes, a fim de que eles possam trabalhar de maneira mais efetiva, utilizando uma mesma linguagem. Segundo a professora Ângela Maria Faustino, da Escola Municipal Profº Vanderlei Rosa de Oliveira, que teve o apoio da Patrulha Escolar em sua escola: “as crianças se identificam com o livro. Elas se vêem em muitas atitudes, não só no TOSCO, como em outros personagens, por isso da eficiência do material”.

TOSCO nas escolas
Em Campo Grande, a Polícia Militar trabalhou primeiramente em três escolas estaduais: Joaquim Murtinho, Escola Lino Vilachá e Marçal de Souza. Além do livro TOSCO, os profissionais também têm o apoio do material didático: o Compreendendo Tosco, um caderno com orientações didáticas que oferece sugestões de atividades de interação e reflexão com os adolescentes.

O livro TOSCO é uma produção sul-mato-grossense, da Editora Alvorada. A história é de um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata de forma como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolha e a importância em assumir as consequências pelas opções.

TOSCO é apresentado no Consed e "MS EM LETRAS"

Foi realizado em Bonito, MS, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, nos dias 21 a 23 de setembro. Entre a programação do evento, houve apresentação do projeto com o livro TOSCO.

A Secretária de Estado de Educação de MS, Maria Nilene Badeca da Costa, convidou os envolvidos com o projeto nas escolas para falar da atuação do livro com a comunidade escolar.

Professoras, diretores de escola, policiais militares e educadores que atuam com o projeto dentro das Unidades de Internação e o autor do livro TOSCO puderam relatar suas experiências do início ao fim de seus trabalhos.

Secretária de Estado de Educação de MS, Maria Nilene Badeca da Costa


Projeto também foi apresentado no MS EM LETRAS

No mesmo período em que aconteceu o Consed, Bonito também foi cenário do II Encontro Regional do Livro e Leitura, o MS em Letras. Com cerca de mil participantes da área da educação, tanto das secretarias municipais de educação como da Estadual, o projeto com o livro TOSCO também foi apresentado.