segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tosco em poesia

Alunos da sétima série - período vespertino da E.E.B.Willy Hering transformaram o sétimo capítulo do Livro Tosco em Poesia:


POESIA CAPÍTULO 07 LIVRO COMPREENDENDO TOSCO:

ALUNOS: IAGO DA CUNHA, MARCOS VINICIUS, EDUARDO LUIS DE SOUZA, ANGELO CERUTTI

Um garoto vivia roubando, roubava
Tanto que um dia na rua andando
Foi pego por guardas e pra prisão foi chorando

Na cadeia dedurou todos que convivia
Por mais que essa vida fosse ruim dela
Ele não sairia.

Com ele seus amigos foram
Logo falar: você perdeu seu
Cargo, o Chicão vai comandar

Semanas depois pra casa ele foi
Sua mãe com outro ele viu
Foi ai que o seu ódio surgiu

Sobre isso não posso mais falar
Porque daqui pra frente o
Capítulo vai acabar...



Enviado pela professora: Fabiana Alves Gouveia - Assistente técnico-pedagógica da E.E.B.Willy Hering.




Participe você também, enviando seu texto para: karolinne@editoraalvorada.com.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA DE LEITURA NA PRAÇA DA MATRIZ PROJETO TOSCO EM AÇÃO - SANTA CECÍLIA - SC

Alunos da EEB Irmã Irene de Santa Cecília - SC fazem leitura na praça da Matriz. 
O Mais legal é ver todos os alunos mergulhados na leitura!












Se você é professor do Projeto Tosco em Ação e também quer colaborar com o nosso blog, envie seu texto para karolinne@editoraalvorada.com.br

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Projeto Tosco em Ação na Escola Estadual Bom Jesus de Três Lagoas



Por: Marta de Oliveira Silva Arantes
(Coordenadora de área de Língua Portuguesa da Escola Estadual Bom Jesus de Três Lagoas)

           




            Com a implementação do Projeto em nossa escola pudemos observar e participar de diversas mudanças positivas no comportamento dos nossos alunos. Os professores relatam que houve uma maior aproximação entre docentes e discentes e que alunos que apresentavam comportamentos agressivos mudaram após a leitura do livro “Tosco” muitos deles se identificaram com o protagonista do livro e nos procuraram para contar suas histórias e sobre a vontade de mudança de vida, pois viram no Projeto perspectivas para o futuro.
            O professor José Otávio Farias que ministra aulas de História em nossa escola observou mudanças radicais principalmente nos alunos de 8° ano que começaram a repreender os colegas que persistiam em tratar os demais com agressividade, um aluno que era muito agressivo mudou totalmente até em sua aparência física, passou a participar mais das aulas e fez questão de participar de diversas atividades relacionadas ao Projeto, ele escreveu e gravou um rap contando a história do “Tosco”.

            Outro fator interessante apontado pelo professor de História foi a descoberta de novos talentos, pois descobrimos alunos com habilidades em pintura, em música, em produção de vídeos e roteiros dentre outros talentos e o mais importante é que eles se sentiram extremamente valorizados ao visualizem seus trabalhos no facebook do “Tosco” sendo elogiados por professores e alunos de todo Estado.

            A escola inteira abraçou o Projeto, direção, professores, alunos, funcionários da limpeza, da secretaria e os pais de alunos, todos fizeram questão de participar e o Projeto atingiu uma proporção que sequer imaginávamos que fosse possível, com resultados surpreendentes e depoimentos emocionantes que levaram nossos alunos a refletirem sobre suas atitudes.

            Sandra Lopes, também professora de História de nossa escola, esquematizou atividades variadas com o “Projeto”, dentre elas o desenvolvimento da página jganjos.net/tosco que oferece jogos online do “Projeto Tosco em Ação” . Os alunos ficavam cada vez mais encantados com os novos jogos do “Tosco”, pois é muito divertido jogar o “Quebra-cabeça do Tosco”, “ A trilha do Tosco”, o “Labirinto do Tosco”, o “Quis do Tosco” que apresenta um ranking ao final do jogo com os melhores colocados e principalmente o “Game Tosco”, este último uma versão adaptada do jogo de vídeo game do “Mário”. Esta página tem sido acessada por pessoas de todo país e também de países estrangeiros.

            A professora de Arte Osmary organizou a atividade de personalização do muro com ilustrações do livro “Tosco”, eles adoraram a atividade e tornaram-se mais próximos uns dos outros e o mais importante aprenderam a importância do trabalho em equipe. Esta atividade atingiu o objetivo que buscávamos instigar na comunidade o interesse de conhecer o “Projeto Tosco em Ação” e fazer parte dele, pois quando moradores passavam e viam os desenhos no muro questionavam do que se tratava e também incentivavam seus filhos a participar.

            Os alunos do EJA nos surpreenderam com suas redações, eles não fariam parte do Projeto em um primeiro momento, mas fizeram questão de ler o livro, e nas produções de texto sobre a obra solicitada pela professora Ana Rosa Ribeiro relataram que como pais não sabiam o quão suas palavras podem afetar a vida de seus filhos, alguns deixaram claro em seus textos que agiam como a mãe do “Tosco”, mas que jamais pensaram nas consequências que isso poderia trazer às suas crianças no futuro.

            Como coordenadora de área sinto-me muito feliz em ter feito parte deste Projeto que trouxe esperança aos nossos alunos e vontade de mudar o que há de errado, vontade de crescer e ser alguém na vida. Foi muito gratificante me aproximar dos estudantes e ver em seus olhos que tudo que eles precisam é de apoio e de alguém que valorize seus trabalhos e todo sucesso do Projeto se deve ao apoio que recebi de meus colegas que não mediram esforços para que tudo fosse feito com muita dedicação e carinho, pois todos acreditaram na seriedade deste Projeto.



Se você é professor do Projeto Tosco em Ação e também quer colaborar com o nosso blog, envie seu texto para karolinne@editoraalvorada.com.br