quinta-feira, 25 de abril de 2013

Videos para professores e família


·        
Vídeo Instrucional para professores : “A confusão das regras no combate à indisciplina”

A professora Ana Aragão, da Unicamp, relata e comenta três casos em que situações
consideradas de indisciplina foram encaminhadas pela escola de maneira equivocada.
Ela sugere o que fazer em casos semelhantes aos citados.




·         Vídeo Instrucional para a família : “Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola”

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola. Deve-se premiar? Como desenvolver o hábito de fazer a lição de casa?
Jornal Bom Dia Paraná, da RPRTV, afiliada da rede Globo em Curitiba e a coluna "A arte de educar". Psicólogo e palestrante Marcos Meier.





Equipe Tosco em Ação

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dica de filme

A dica de filme desta semana é Sociedade dos Poetas Mortos



Sinopse:
Sociedade dos Poetas Mortos é a história de um tradicional colégio preparatório que recebe um professor de inglês nada convencional, um ex-aluno.
O perfil dos alunos da escola é o de jovem submisso, que absorve informações sem questionar, de pais ricos que decidem o futuro dos filhos.,
Brilhantemente interpretado por Robin Willians, o professor Keating ensina aos alunos muito mais que conteúdo para entrar em boas faculdades, os ensina a pensar, a amar a poesia e a viver cada instante.
No anuário de Keating está, entre suas paixões, a “Sociedade dos Poetas Mortos”. Intrigados, os alunos, liderados por Neil Perry (Robert Sean Leonard), o questionam sobre o assunto.
Quando explica aos jovens que a Sociedade era um grupo de rapazes que se reuniam à noite em uma caverna próxima ao colégio para ler poesias, eles ficam impressionados e decidem fazer o mesmo.
A partir daí os alunos têm mudanças de comportamento, começam a expressar opiniões e se permitem sonhar.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dica de vídeo: Entrevista sobre bullying



·         Entrevista sobre Bullying (4 partes)
Programa “Marília Gabriela Entrevista” – GNT (15/08/10)
Entrevistada: Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva – Médica, especialista em Medicina do Comportamento, Professora e Pós-graduada em Psiquiatria.






quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade de Leitura e Produção de Texto

Atividade de Leitura e Produção de Texto
Bruno Carrasco

Sugestão de atividade educativa para jovens, trabalhando leitura e criatividade na produção de textos, envolvendo o trabalho individual e coletivo. A proposta pode ser adaptada de acordo com a realidade dos alunos e os conhecimentos do educador. 


Material necessário:
Textos curtos, poesias, folhas em branco, canetas.

Material para as produções (opcional):
Cartões pequenos, canetinha, computador, camisetas, tinta para tecido.

Atividade:
  1. Espalhe pelo local algumas poesias ou textos curtos de autores diferenciados, quanto mais textos melhor, pois o jovem terá mais opções, é interessante utilizar autores e formatos diferenciados, pode-se também trabalhar um autor específico traçando brevemente sua cronologia e depois apresentando seus textos. Para cada texto distribua três ou quatro cópias para depois possibilitar atividades em grupo. Os textos podem estar dispostos em cartolinas coladas nas paredes, em folhas espalhadas nas carteiras ou dispostos no chão, pendurados em varais ou de outras maneiras que o educador achar conveniente. Pode utilizar histórias em quadrinhos ou fragmentos de livros também, use a criatividade.
  2. Sugira que os jovens caminhem pela sala observando os textos, podendo escolher um texto que se identificou, para fazer a leitura silenciosa. Após a leitura, cada jovem será convidado a produzir um texto, frase, poesia ou ideia com base no texto escolhido, para isso disponha no local, folhas e canetas para uso coletivo. Aguarde um tempo para que eles possam produzir com tranquilidade, é importante respeitar o tempo de cada um.
  3. Depois proponha a eles formem grupos com colegas que escolheram textos parecidos, possibilitando grupos pequenos de até quatro jovens cada. Em conjunto, eles vão dialogar sobre as diferentes interpretações que cada um teve do texto, onde podemos refletir sobre a ideia que do mesmo objeto ou fato cada pessoa tem uma interpretação particular diferenciada e que a interpretação recria o objeto a seu modo.
  4. Com os grupos formados, o educador sugere que a cada grupo fazer uma criação coletiva, mostrando possibilidades e abrindo espaço para outras que surgirem, podendo ser um texto, uma poesia, etc. Essa criação será finalizada numa produção que poderá ser um cartão, um livreto, uma camiseta personalizada ou quaisquer outras que surgirem. A produção é algo que eles podem guardar para si ou presentear alguma pessoa, é uma maneira de materializar o conhecimento dialogado e produzido.
  5. Essa atividade incentiva à leitura e a produção criativa de textos, onde o jovem se posiciona inicialmente com sua interpretação e posteriormente produzindo algo a sua maneira, tendo diálogo com o ponto de vista de outro autor, com sua interpretação e a interpretação dos colegas por meio da leitura e reflexão, se colocando por meio da produção.