segunda-feira, 5 de março de 2012

Escolas Estaduais iniciam hoje projeto “Tosco em Ação”


Palestra Gilberto Mattje, autor do livro Tosco
Olhares atentos, anotações, risos, mãos levantadas procurando sanar dúvidas. O evento “Seminário de Capacitação do Projeto TOSCO”, realizado nos últimos dia primeiro e dois de março, foi marcado por palestras, debates, apresentação de conteúdo, dinâmicas em salas de aula e animação teatral. Com uma avaliação positiva do evento, professores saíram renovados de Campo Grande.

Ao todo, cerca de 350 coordenadores de área de Língua Portuguesa, novo cargo da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), retornaram as suas cidades com uma missão: dar início ao projeto “Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino”. Após dois dias de capacitação coordenadores repassam o que aprenderam sobre o TOSCO para comunidade escolar. 
Gilberto Mattje distribui autógrafos durante evento

Entre os palestrantes da capacitação Gilberto Mattje, mestre em psicologia e autor do livro "Tosco", Ricardo Leite, coordenador do "Escola 2.0" e especialista em novas tecnologias educacionais e Gilnei Maciel, coordenador pedagógico da Editora Alvorada e responsável pela execução do projeto. Momentos de descontração também fizeram parte da programação, como ginástica laboral e teatro com o grupo Mercado Cênico.
Dinâmicas e teatro marcaram o evento

O primeiro passo agora é criar um plano de ação junto à secretaria e diretoria da escola, e que envolva toda a comunidade escolar para aplicação de metodologias e atividades para minimizar a violência nas salas de aula, baseadas no livro "Tosco", de Gilberto Mattje. As ações são por meio da identificação e reflexão dos adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

A Capacitação - "Essa capacitação foi excelente, nunca achei que o tempo passou tão rápido em uma capacitação. Tivemos momentos encantadores entre conhecimentos e motivação para trabalhar. Não imaginei que voltasse para minha escola com tantas informações", afirma Eletízia Fiuza Sales, por meio da rede social do "Tosco", professora da Rede Estadual em Três Lagoas.
Trabalhos em sala de aula
Gilnei Maciel também faz uma avaliação positiva, principalmente em relação a participação e aceitação do projeto por parte dos educadores. "O que precisamos agora é envolver toda a comunidade escolar e também as famílias desses adolescentes. Tivemos momentos maravilhosos durante a capacitação. O que precisamos agora é que todos se envolvam nessa causa da redução da violência. No que depender do entusiasmo dos coordenadores, tenho certeza, teremos êxito", diz Gilnei.
Palestra Gilnei Maciel, coordenador pedagógico Editora Alvorada

Para a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, “esse trabalho sempre foi um anseio e agora encontramos o material necessário para o correto desenvolvimento. A prevenção é a principal ferramenta que temos, com o Projeto Tosco em Ação atingiremos nossa meta de diminuir a violência e a evasão, que muitas vezes é ocasionada pela falta de apoio e compreensão aos estudantes”, ressalta.
Equipe de técnicos e professores multiplicadores do projeto - SED/MS

O Tosco - De acordo com Gilberto Mattje, autor do livro, “Tosco nasceu da percepção da dificuldade em lidar com o tema da violência em suas diferentes formas com os jovens adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma que este se identifique com a história”, explica.
 
Dinâmicas de sociabilização durante a capacitação dos coordenadores

Um comentário: