sexta-feira, 1 de junho de 2012

Manual de voo para gestores de escola

20 orientações para que a gestão na escola seja desenvolvida da melhor forma possível.
João Luís de Almeida Machad





As orientações de "voo" aqui contidas têm como foco principal os profissionais que atuam na direção, coordenação pedagógica e também na orientação educacional das escolas. É claro que há atribuições diferentes entre estes profissionais quer respondem pela gestão de uma escola e que, por conta disso, há entre eles a necessidade de atuarem como um time coeso, equilibrado e que foca a educação de qualidade como objetivo maior. As ideias aqui apresentadas, no entanto, resultantes da experiência e exercício de atuação como gestor e que fazem parte de uma trajetória que já supera os 25 anos de trabalho em educação, trazem questões gerais que são úteis a cada um destes profissionais. Trabalham principalmente o relacionamento com pais, alunos e colegas de trabalho, procurando destacar o lado humano destes encontros. Há também várias ideias relacionadas à organização e ao andamento diário das ações da escola. Este manual de voo traz à tona a diferença que podem fazer, no dia a dia, a compreensão, o diálogo, o respeito, a organização e a educação no tratamento com todas as pessoas que compõem o cotidiano de uma escola. Então vamos às orientações:
1- Todas as pessoas com as quais você trabalha são importantes, do pessoal da limpeza e manutenção aos outros gestores da escola. Trate todos de forma digna e correta, não se sinta inferior ou superior a ninguém, olhe a todos nos olhos e se dê igualmente o respeito. Você é mais uma peça essencial da engrenagem que move a instituição e, certamente, contribui muito para o sucesso da educação oferecida como todos os demais.
2- Não fale alto, aos brados, com nenhuma pessoa. Isso mostra destempero e despreparo. Se alguém se dirigir assim para você procure acalmar a pessoa e leve-a para conversar em separado. Esta exposição é ruim para todos e, num momento difícil, as pessoas falam o que não devem, acabam ofendendo ou agredindo mesmo a quem não tem relação direta com suas dificuldades e criam um clima difícil. Depois até se arrependem, mas o estrago já foi feito... Remediar é mais difícil do que prevenir...
3- Críticas são sempre em particular e elogios em público. Não exponha ninguém a situações de constrangimento perante colegas ou estranhos, isso magoa, fere e gera revolta que pode desencadear ações ruins para você, para a pessoa e todo o grupo. Por outro lado, as conquistas, que enaltecem as pessoas e ao grupo, devem ser saboreadas em público. Espocar champanhe é uma imagem comum que retrata muito bem esta celebração de felicidade coletiva pelo êxito de um, alguns ou todos e isso deve acontecer sempre que novas metas e vitórias forem atingidas.
4- Tenha sempre paciência e respeito no trato com as pessoas. Pais, alunos e professores querem, em primeiro lugar, falar sobre suas dificuldades, queixas, problemas ou então compartilhar seus êxitos, vitórias e alegrias, ou seja, querem ser ouvidos. Dê prioridade a escuta sensível!
5- Mantenha a serenidade até mesmo nas situações mais complicadas. Perder a cabeça não irá lhe trazer benefício algum. Na hora em que acontecem os incêndios aqueles que se desesperam são os que irão sofrer os piores reveses. Por isso mesmo, conte até 10, respire fundo, dê-se tempo para verificar os pormenores do que está acontecendo e articule suas ações sem se precipitar.
6- Diga bom dia, boa tarde, boa noite. Cumprimente as pessoas com sinceridade e com um sorriso no rosto. Isso irá fazer bem para você e para todos com os quais tiver contato.
7- Se interesse de forma genuína e verdadeira pelas pessoas com as quais convive e trabalha. Todos passam por alguma dificuldade ou problema que causa abalos e tristeza, inclusive você, isto é natural aos seres humanos. Estenda a mão, esteja disponível para ouvir, acolha estas pessoas nestas necessidades, seja solidário. Você não trabalha com robôs, mas com pessoas que cada vez mais se sentem carentes no mundo frio, distante e calculista que por vezes prevalece lá fora...
8- No dia a dia da escola ande pelos corredores e veja o que está acontecendo, se há alunos fora de sala de aula, se os professores precisam de algum apoio, se as salas e corredores estão limpos, se há equipamentos precisando de manutenção, se pais estão chegando à escola e precisam de alguma atenção ou atendimento, se os funcionários precisam de orientação ou auxílio...
9- O atendimento aos pais é prioridade. Se chegarem à escola e demandarem sua atenção, vá ao encontro deles, a não ser que seja realmente impossível por alguma outra demanda previamente agendada e impossível de ser cancelada como, por exemplo, as reuniões com professores, com gestores e com a direção. Esta prioridade também deve acontecer no início do dia com respostas rápidas (na medida do possível) a e-mails ou telefonemas.
10- No início do ano faça um check-list das instalações: verifique laboratórios, equipamentos de informática, salas de aula (carteiras, lousas e demais recursos ali instalados), banheiros, biblioteca...
11- Faça reuniões mensais (individuais) com os professores para verificar o andamento das aulas, as avaliações, as questões de rendimento e disciplina de alunos e turmas, as questões específicas de cada disciplina. Independentemente destas reuniões, mantenha sua porta sempre aberta para recebê-los e com eles conversar sempre que tiverem necessidade de seu suporte.
12- Registre e documente os encontros e reuniões com pais e professores. Faça fichas de avaliação individual e atendimento nas reuniões pedidas pelas famílias, tenha sempre em mãos informações dos alunos a respeito dos quais irá conversar com estes familiares (pergunte para os professores, faça anotações, veja registros individuais, busque dados com a Orientação Educacional, faça um levantamento do rendimento quanto a notas, tarefas e trabalhos).
13- Compartilhe informações com as equipes. Seja parceiro em tempo real e virtual dentro das redes internas da escola. Seja franco e honesto, aberto e sincero com os gestores e professores. Entenda que há questões que devem ser discutidas somente no âmbito dos gestores e outras que serão próprias ao contato com os professores. Não há lados, todos são membros de um mesmo time e devem jogar juntos pela vitória da educação, pela aprendizagem e crescimento dos alunos.
14- Atualize-se o tempo todo quanto às questões pedagógicas, mas não deixe de estudar também para exercer as funções de gestor, ou seja, específicas de quem está nos bastidores, pensando estratégias, organizando a navegação, olhando para o hoje e também para o amanhã, traçando rotas...
15- Em escolas há sempre calendários a serem respeitados: datas previstas de provas, comemorações, eventos... Fique atento a eles para não perder prazos e faça um planejamento prévio do que pode ser realizado em cada ocasião.
16- Preze (e muito mesmo) todos os parceiros fundamentais para o exercício de seu trabalho, no caso específico, além dos professores, os outros gestores, os funcionários da secretaria, os responsáveis pela manutenção, os monitores, bibliotecárias...
17- Os gestores da escola tem que ter uma visão estratégica do andamento da instituição tanto no que tange ao pedagógico quanto ao administrativo e, por isso, é vital estar em contato diário para se manter a par de tudo o que está acontecendo.
18- Participar de todos os eventos organizados pela escola com boa vontade e disposição é uma necessária condição para o trabalho dos gestores. Diretores, coordenadores e orientadores são profissionais de referência para pais, alunos, funcionários e professores. Serão observados quanto a educação, conhecimento, cortesia, assertividade, organização... Estar em uma destas funções significa representar a escola perante todos e é preciso esta a altura desta responsabilidade.
19- Nas reuniões de pais: É preciso conhecer o rendimento dos alunos; ver quais pautas são prioritárias para o encontro com os pais; orientar os professores quanto à fala que devem ter com as famílias; deixar as salas de aula organizadas para que os pais sintam o bom trabalho ali realizado; ter em mãos os documentos e produções dos alunos para entregar aos responsáveis; não encarar críticas como questões pessoais; ser firme e polido em suas respostas; demonstrar segurança em seus atos e palavras.
20- A internet e suas redes sociais não podem e nem devem ser utilizadas para se falar de questões da escola. Mantenha sua privacidade pessoal e profissional para evitar problemas.


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