quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade de Leitura e Produção de Texto

Atividade de Leitura e Produção de Texto
Bruno Carrasco

Sugestão de atividade educativa para jovens, trabalhando leitura e criatividade na produção de textos, envolvendo o trabalho individual e coletivo. A proposta pode ser adaptada de acordo com a realidade dos alunos e os conhecimentos do educador. 


Material necessário:
Textos curtos, poesias, folhas em branco, canetas.

Material para as produções (opcional):
Cartões pequenos, canetinha, computador, camisetas, tinta para tecido.

Atividade:
  1. Espalhe pelo local algumas poesias ou textos curtos de autores diferenciados, quanto mais textos melhor, pois o jovem terá mais opções, é interessante utilizar autores e formatos diferenciados, pode-se também trabalhar um autor específico traçando brevemente sua cronologia e depois apresentando seus textos. Para cada texto distribua três ou quatro cópias para depois possibilitar atividades em grupo. Os textos podem estar dispostos em cartolinas coladas nas paredes, em folhas espalhadas nas carteiras ou dispostos no chão, pendurados em varais ou de outras maneiras que o educador achar conveniente. Pode utilizar histórias em quadrinhos ou fragmentos de livros também, use a criatividade.
  2. Sugira que os jovens caminhem pela sala observando os textos, podendo escolher um texto que se identificou, para fazer a leitura silenciosa. Após a leitura, cada jovem será convidado a produzir um texto, frase, poesia ou ideia com base no texto escolhido, para isso disponha no local, folhas e canetas para uso coletivo. Aguarde um tempo para que eles possam produzir com tranquilidade, é importante respeitar o tempo de cada um.
  3. Depois proponha a eles formem grupos com colegas que escolheram textos parecidos, possibilitando grupos pequenos de até quatro jovens cada. Em conjunto, eles vão dialogar sobre as diferentes interpretações que cada um teve do texto, onde podemos refletir sobre a ideia que do mesmo objeto ou fato cada pessoa tem uma interpretação particular diferenciada e que a interpretação recria o objeto a seu modo.
  4. Com os grupos formados, o educador sugere que a cada grupo fazer uma criação coletiva, mostrando possibilidades e abrindo espaço para outras que surgirem, podendo ser um texto, uma poesia, etc. Essa criação será finalizada numa produção que poderá ser um cartão, um livreto, uma camiseta personalizada ou quaisquer outras que surgirem. A produção é algo que eles podem guardar para si ou presentear alguma pessoa, é uma maneira de materializar o conhecimento dialogado e produzido.
  5. Essa atividade incentiva à leitura e a produção criativa de textos, onde o jovem se posiciona inicialmente com sua interpretação e posteriormente produzindo algo a sua maneira, tendo diálogo com o ponto de vista de outro autor, com sua interpretação e a interpretação dos colegas por meio da leitura e reflexão, se colocando por meio da produção.




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