quinta-feira, 14 de julho de 2011

TOSCO EM AÇÃO - Faça parte desta corrente

Lançado em 2009 pela Editora Alvorada, o livro TOSCO vem sendo um importante material de apoio nas escolas. Ele funciona como um instrumento de reflexão que tem por objetivo mobilizar a comunidade escolar no combate à violência e ao bullying, em suas diferentes formas. De forma simples e direta, reflete sobre a condução da própria vida e faz uma leitura de algumas razões afetivas envolvidas em seus comportamentos e atitudes.


Na REME - Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, o livro foi trabalhado com mais de 30 mil alunos. Segundo pesquisa feita os professores, foi percebida a diminuição da agressividade em 35% dos educandos. A melhoria geral somou 92%.

Em Teresina, Piauí, o livro chegou este ano, 2011, e já recebemos retorno que virou febre entre os alunos. Já nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, o livro também chega no segundo semestre deste ano por meio dos Policias Militares que abraçaram a causa.

A obra é de Gilberto Mattje, que é filósofo e psicólogo, especialista em Psicanálise, mestre em Psicologia Social e da Saúde, psicólogo clínico e professor universitário. Ele trata além dos temas violência e bullying, com também outros assuntos como: realidade social, juventude, comportamento, relacionamento entre pais e filhos e entre aluno e professor.

O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolha e a importância em assumir as consequências pelas opções. Conheça você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário