quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Queria ter lido o livro há nove anos atrás", declara Dr. Danilo Burin em evento na Unei Dom Bosco

Dr. Danilo Burin
Coronel Hilton Villasanti, superintendente de assistências socioeducativas (SAS); psicólogo e autor do livro TOSCO, Gilberto Mattje; diretora da escola Escola Estadual Pólo Profª Evanilda M. N. Cavassa, Eliete Barros e Dr. Danilo Burim, juiz aposentado da 2º Vara da Infância e Juventude iniciaram as ações do “TOSCO nas MSE” na tarde desta quarta-feira, dia 24.


O evento aconteceu na Unei Dom Bosco e teve a participação de alguns adolescentes, os quais receberam o livro e tiveram uma explicação do próprio autor de como foi pensado a obra e o personagem.

“Acredito ter sido um pouco tosco em toda a minha história. E todos nós somos um pouco toscos. Como psicólogo, além da minha história eu escutei outras, o que me ajudou a compor a vida do personagem. O livro pretende levar a vocês (adolescentes e leitores) a reflexão sobre suas vidas”, disse Gilberto.


Emocionado, Dr Burin, juiz recém-aposentado que trabalhou os últimos nove anos e dois meses junto às medidas socioeducativas, revelou: “assim que consegui um exemplar não consegui parar de ler. Eu queria ter lido o livro há nove anos atrás, mas não dava já que ele foi lançado em 2009, certo? Preciso dizer que o Tosco é o dia a dia dos nossos jovens. No livro são apontados alguns caminhos para a recuperação e isso é bom. Se conseguirmos recuperar um adolescente que seja, já terá valido a pena”.

Uma tarde emocionante, com grandes expectativas de que o projeto funcione de maneira proveitosa dentro das Unidades. Segundo declaração da diretora da Escola Pólo, Sra. Eliete, já se pode observar alguns avanços. “Já começamos a leitura do livro com alguns adolescentes. Um deles começou a ler e disse: ‘Mas esse menino é muito rebelde’. Então a professora perguntou se o personagem parecia com alguém e ele disse que um pouco com ele. ‘Pois você pode deixar isso para o passado mudar, assim como você verá que o personagem vai mudar’. Disse a professora. O que percebemos é que com certeza eles conseguirão se encontrar nessa história.”

Para Villasanti o projeto é um facilitador na missão de todos os envolvidos em tentar influenciar os adolescentes para que haja uma mudança satisfatória. “Temos que tentar de todas as formas, e são iniciativas como essa que nos ajudam”, avaliou.

O projeto com o livro Tosco será trabalhado em todas as Unidades do Estado e recebe apoio também da Secretaria de Estado de Saúde. Nas unidades de internação o projeto será implementado pelos professores com atividades de produções de textos, paródias, peças teatrais, e que serão selecionados para construção do Livro Conta que eu Conto II, organizado pela Secretaria de Estado de Educação-MS.

coronel Villasanti em entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário