terça-feira, 16 de agosto de 2011

“Você só transforma o adolescente oferecendo oportunidades”

Coronel Hilton Villasanti, superintendente da SAS, fala sobre projeto que será implementado nas Unidades Socioeducativas

Karine Dias


Pedagogos, psicólogos e assistentes sociais que trabalham com adolescentes em desacordo com a lei, preparam-se para levar projeto para dentro das Unidades Socioeducativas de Internação e Semiliberdade.  “TOSCO nas MSE” é o nome da ação que deve ser iniciada em setembro e atingir de imediato mais de 250 jovens.

Em depoimento, coronel Hilton Villasanti, superintendente de assistências socioeducativa, comemora a oportunidade de implementação de um projeto como esse nas unidades. “Você só transforma o adolescente oferecendo oportunidades. Precisamos ‘injetar’ outros valores e outros pensamentos. Precisa existir uma reflexão, um envolvimento. O instrumento (livro tosco) de provocação é positivo, pois coloca esse adolescente no centro das questões. Ele precisa fazer uma autoanálise, se questionar sobre o rumo de sua vida. E é com esse objetivo de motivar o adolescente que acreditamos no projeto”, avalia coronel.

O PROJETO

Pioneiro como projeto trabalhado dentro das Unidades, ele tem como base o livro TOSCO. Espera-se que a partir da percepção e identificação do adolescente com a estória do personagem, aconteça uma melhora de conduta, de comportamento e de afetividade.  Acho que não teria um lugar melhor para discutirmos os assuntos trabalhados no livro do que na Unidade Educacional”, analisa superintendente Villasanti.

Os profissionais já estão capacitados e preparados para começar a ação. O momento agora é de organização e planejamento. Segundo o superintendente da SAS, os adolescentes já se encontram em situação de vulnerabilidade, com estrutura psicológica, emocional e familiar que o coloca em uma condição muito desigual. “O que ele precisa fazer é uma autoanálise, se questionar, se perguntar sobre o direcionamento de sua vida e é isso que queremos motivar nele com esse projeto”, finaliza.

O lançamento do projeto foi realizado semana passada na governadoria. Confira algumas fotos da entrega do kit TOSCO feita pelo Superintendente da SAS, coronel Villasanti e da SEJUSP, senhor Wantuir Jacini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário