quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Depoimento 1 - Professora Sônia Palhares

"Penso que a educação pública de boa qualidade é fundamental para o desenvolvimento do país e que, por isto mesmo, tenho orgulho de pertencer ao quadro do Magistério Municipal da Cidade de Campo Grande-MS. Sou carioca e moro aqui na cidade há seis anos, tenho 15 anos de magistério, destes, 10 trabalhados na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente trabalho em uma escola de periferia de Campo Grande e quando nos referimos à escola de periferia chamamos a atenção para um local que apresenta uma problemática bem complexa e específica. Nessas escolas, o contexto social, econômico e político interferem no trabalho do professor e no processo de aprendizagem dos alunos. Em nós professores, gera sentimentos de frustração, insatisfação e angústia, porque não conseguimos, muitas vezes, desenvolver o que planejamos, enfrentamos situações imprevistas que desestabilizam o trabalho de sala de aula. Nos alunos, gera dificuldades, indisciplina e desinteresse.

Professora Sônia Palhares


Porém, no ano de 2010, a Prefeitura Municipal de Campo Grande fez um grande investimento para os alunos da Rede Municipal, adquirindo a obra de Gilberto Mattje, um psicólogo de nossa cidade, que teve a felicidade de escrever o livro de nome “Tosco”. Uma obra de grande qualidade que permitiu a nós professores superarmos o sentimento de frustração e proporcionarmos aos nossos alunos o contato com uma história que retrata a realidade da grande maioria deles.

Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência. Com os alunos, não é diferente. À medida que se identificam e se envolvem no contexto da leitura, passam a gostar de ler, querem falar, indicar e comentar suas impressões. E foi isso que aconteceu.

Ao trabalhar com o livro Tosco, tive a sorte de ter em minhas mãos uma obra que conquistou a atenção dos alunos, como eles mesmos disseram, “Quanto mais eu lia, mais tinha vontade de ler”, “Foi à primeira vez que li um livro todo” e  um material que proporcionou uma diversidade de atividades a serem trabalhadas em sala de aula.

Professora montou mural com as atividades dos alunos


Cabe ressaltar também, que além do trabalho prazeroso que a obra nos proporcionou, tivemos a certeza, através da mudança de comportamento de alguns alunos, que essas sementes lançadas germinarão e colaborarão para a formação desses protagonistas. A começar por nós educadores, pois estamos convictos de que a leitura dessa publicação produzirá momentos prazerosos, de grande aprendizado. Momentos que nos conduzirão na direção segura do enriquecimento do nosso pensamento e também de nosso espírito."

Professora Sônia Cristina de Souza Palhares

Abrimos espaço no blog para todos os educadores, educandos, policiais, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que estão envolvidos com o livro TOSCO que, assim como a professora Sônia Palhares, participem do TOSCO EM AÇÃO e nos envie seus depoimentos e avaliação sobre o projeto. Aos visitantes, deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário