sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adolescentes da UNEI Dom Bosco gravam Rap de própria autoria


“Dentro desse lar em que você nasceu, logo a violência nele conheceu. Esperança já não existia, a vingança só prevalecia...” Assim começa o Rap criado por meninos da Unidade Educacional de Internação, UNEI Dom Bosco. Um pouco da história própria, um pouco da estória do Tosco, um personagem muito familiar que puderam conhecer na obra de Gilberto Mattje.

Um acontecimento de estímulo e incentivo para o retorno a sociedade. Resultado da união de forças entre Superintendência de Assistência Socioeducativa – SAS, Secretaria de Estado de Educação por meio da escola Evanilda Neres Cavassa e Editora Alvorada, responsável pelo projeto “TOSCO” e edição do livro que leva o mesmo nome.

“O livro aborda ludicamente o leitor, levando-o a auto-percepção. À medida que o jovem percebe os efeitos danosos do seu comportamento e as consequências deste para si próprio, tenderão a rever suas atitudes”, afirma o Mattje.

Após gravarem o Rap, adolescentes se apresentam no próximo dia 30 na festa de encerramento das atividades da Unei Dom Bosco. O evento que está previsto para iniciar às 09 horas, contará com a participação das famílias dos socioeducandos e autoridades.

“O objetivo é despertar nos adolescentes habilidades e competências para sua atuação em sociedade, a partir do tema ‘A educação construindo a paz”, explica diretora da Escola  Estadual Pólo Evanilda, Eliete Barros.

Pesquisa confirma resultados positivos com projeto


Em levantamento feito com 110 dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas oito UNEIs de Mato Grosso do Sul e que participaram do projeto: 72,5% perceberam em si mesmo uma melhoria de comportamento, como respeito com as pessoas, melhora de conduta em sala e até mesmo gosto pela leitura após terem participado do projeto.

“O livro é importante não só para quem está aqui dentro (UNEI) ler, mas para toda a sociedade perceber que todos podem ter uma segunda chance”, diz uma das adolescentes da UNEI. Esperança de um futuro e melhor e auto-percepção de que eles são capazes de mudar a própria história, são os principais ganhos do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário