terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dica de filme!

Hoje é dia de sugestão de filme ligado ao projeto Tosco e a dica é o filme Gênio Indomável (1997).

Abordagem: importância do estudo e professor, inclusão, força de vontade.

Tudo começa quando o professor Lambeau, de uma conceituada instituição universitária norte-americana coloca no quadro-negro um problema matemático que julga ser de impossível solução pelos alunos que frequentam suas aulas.

Alguns dias depois de ter apresentado o aparente "enigma da pirâmide", o professor é surpreendido com a resposta anotada numa das lousas do corredor da universidade. O que foi descoberto a seguir surpreendeu ainda mais o professor, pois o autor de tal feito foi um dos jovens responsáveis pela limpeza e manutenção do ambiente, uma pessoa que nem ao menos frequentava os cursos e que circulava pelo local como servente da instituição: Will Hunting (Matt Damon).

Will é um gênio, mas não consegue aceitar seu dom e prefere usar a máscara de um jovem encrenqueiro, debochado e violento. Ele tem vinte anos, é órfão e escolhe para amigos pessoas pouco ou nada recomendáveis. Além de possuir uma ficha criminal composta por vários delitos, ele procura empregos que não exigem grandes habilidades intelectuais e trabalha então como faxineiro.

O professor Lambeau descobre o dom de Will e deseja tê-lo em sua equipe de matemática, passa a buscar o auxílio para resolver os dilemas de Will e, dessa forma, encaminhá-lo para uma brilhante carreira. O filme Gênio Indomável nos revela como a superdotação pode nascer mesmo nos ambientes mais desfavoráveis, onde existem pressões sociais e financeiras.

Filme lindo e entusiasmante que vale muito a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário