segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dica de livro!


A educação física e o Bullying, de Rodrigo Silva Perfeito.

O livro aborda a relação entre o bullying e as aulas de educação física, em que crianças sofrem preconceitos e perseguição.

O autor do livro explica que "a ideia principal do livro é mostrar que o preconceito não é fruto de brincadeiras normais e esperadas da infância, que o mesmo ocorre em outras esferas sociais e até mesmo na universidade. Para isso, inicio o livro com um capítulo chamado de: o estigma na sociedade. Mostro que o bullying ou o preconceito está enraizado por questões culturais e simbólicas. Por último, faço uma discussão sobre o papel pedagógico do professor de Educação Física, que assim como qualquer educador, deve discutir e refletir junto a seus amigos e alunos, as causas e principalmente sobre as repercussões que o preconceito pode causar a pessoa que está sendo estigmatizada".

Rodrigo acredita que o bullying se apresenta de forma mais explícita nas aulas de Educação Física: "diversos autores, como o Jeferson Retondar, mostram que o jogo é um recurso simbólico que permite que qualquer pessoa, adulto ou criança, extrapole sua realidade. As crianças, nas aulas de Educação Física, quando jogam, também extrapolam o senso das restrições sociais e se expressão oral e corporalmente sem precisar se controlar. Nesse momento, o aluno se vê livre para expelir agressões físicas e orais ao seu amigo de classe. Se a aula não for discutida e trabalhada pelo docente, se tornará um verdadeiro campo de guerra".

Os interessados em comprar o livro (R$20, com frete) podem pedir pelo email: rodrigosper@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário