segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Secretaria de Educação avalia resultados obtidos com obra “TOSCO”

“Uma obra instigante. Não, necessariamente, pelo seu conteúdo, mas pela maneira como aborda sua temática, convidando o aluno para um mergulho em assuntos do seu cotidiano”. Assim é iniciado depoimento de Maria Cecília Amendola da Motta, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande sobre a obra intitulada “TOSCO”.

O livro que chegou à Rede Municipal de Ensino em 2010 e está em seu segundo ano, rende excelentes resultados. Cerca de 38 mil alunos tiveram acesso ao livro. Na maioria das turmas, a obra foi inserida nas aulas de Língua Portuguesa. Assuntos como violência, bullying, drogas, relacionamento familiar, afetividade, comprometimento e tantas outras coisas ligadas ao dia a dia dos jovens fizeram e fazem parte do trabalho com a obra.

Em pesquisa realizada em outubro de 2010 com professores que trabalharam o livro em sala de aula, foi percebido que mais de 70% dos alunos leram o livro, uma realidade considerável. Os dados indicaram que 35% dos alunos ficaram menos agressivos, 20% tiveram uma melhoria geral e 37% passaram a se envolver mais em sala de aula.

Os alunos leitores do livro afirmaram, ainda, por meio de depoimentos (disponíveis no canal do TOSCO), que, após a leitura, tornaram-se pessoas mais compreensivas e amigas, uma vez que a obra os ensinou que diálogo é o melhor caminho para superar problemas.

Sobre a obra
O livro “TOSCO” tem o propósito de fazer com que os adolescentes se identifiquem com a realidade dos personagens e, de maneira avaliativa e natural, melhorem seu comportamento dentro e fora da sala de aula. A estória escrita pelo psicólogo Gilberto Mattje foi construída com base nas diversas histórias que a sociedade está acostumada a ouvir e conhecer.

O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolha e a importância em assumir as consequências pelas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário